COLÉGIO MADRE DE DEUS

Fundado em 1973, o Colégio Madre de Deus já surge pela necessidade de inovar os processos educacionais da época. Nesta perspectiva, sua prática pedagógica coloca aluno e professor como sujeitos do processo educativo em que a interação social de ambos transforma-os à medida que transforma o meio cultural.

Inicialmente, baseou sua prática pedagógica na metodologia montessoriana associada à filosofia construtivista. Partindo dessa raiz, o MD desenvolve hoje seu trabalho numa abordagem sócio-interacionista vygotskiana, incentivando o aluno nas descobertas do conhecimento a partir da valorização de suas experiências pessoais.

Assim é que o Colégio Madre de Deus subsidia sua prática pedagógica no cotidiano escolar e na experiência de vida dos alunos. Acompanhar as novas tendências, aliando-as aos valores que enriquecem o ser humano, tornou-se um dos principais cuidados do CMD.

Marlúcia Figueiredo de Sá - Diretora Geral

Primeiros anos

Primeiras turmas

Carnaval de 76

Primeira grande reforma

O ínicio

Mudança para a rua

Nova roupagem

Tia Lenice Gomes

Evolução física

Cantinho aconchegante

Olimpíadas 97

Início da Unidade II

Novo prédio Unidade II

Início da Zona Norte

Educação Transformadora

Contando com um quadro de profissionais dedicados, o colégio mantém um programa periódico de formação continuada e grupos de estudos. Dessa forma, além de ser campo de atuação de educadores, assume também um caráter coadjuvante na formação de professores.

Na Educação Infantil, a experiência adquirida com a prática pedagógica, além das modernas técnicas aplicadas no seu cotidiano, imprimem qualidade diferenciada no início da formação escolar. No Colégio Madre de Deus, as crianças convivem com as planejadas atividades cognitivas que transmitem conhecimento e os imprescindíveis valores familiares.

Nos Anos Inicias do Fundamental I, as atividades que estimulam o aprendizado e preparam a base essencial para o Ensino Médio são cuidadosamente trabalhadas nesse importante período de amadurecimento do estudante. Cada etapa envolve a preparação necessária para o sucesso na próxima.

Já no 1º Ano do Ensino Médio (Pré-Universidade MD), os feras contam com uma preparada equipe de professores, profissionais da área pedagógica com larga experiência, além de todo arsenal para vencer os processos seletivos para as universidades mais disputadas.

Pontos assim, chamam a atenção para este colégio localizado no bairro de Boa Viagem, cuja preparação estimula o diferencial nos alunos desde o Ensino Infantil. Exemplo disso são os jovens que tornam suas fronteiras bem mais expansivas através de programas que criam links com outras culturas. University of Toronto, York University, University of Waterloo, University of Miami, University of Oxford e Université de Strasbourg são algumas das universidades que foram conquistadas pelos alunos que se formaram no Colégio Madre de Deus.

Há quase meio século, educamos, alinhando tradição e inovação, acompanhando as novas tendências, aliando-as aos valores que enriquecem o ser humano.