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O Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) está fundamentado na concepção sociointeracionista da educação no qual, através de uma proposta interdisciplinar, o currículo é trabalhado de forma contextualizada, dinâmica e a partir do desenvolvimento de projetos. As avaliações ocorrem semanalmente de forma a estimular no aluno o hábito do estudo sistemático e da produção contínua do conhecimento.X
Ainda contamos com os serviços de esportes e atividades extras, como:
Futsal; Basquete; Vôlei; Handebol; Natação; Judô; Balé clássico; Balé; moderno; Ginástica rítmica; Robótica; Xadrez; Violão e Drone Kids.
As potencialidades dessa área para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional são fundamentais para nossos jovens. O Colégio Madre de Deus oferece nessas aulas: introdução aos elementos práticos da expressão corporal e vocal, concentração, interpretação e improvisação que favorecem o aprimoramento da comunicação e expressão dos nossos estudantes.
Empreender e Inovar estão entre as competências mais requeridas no século XXI e os estudantes MD têm a oportunidade de vivenciar isso na prática através da trilha de empreendedorismo e cultura de inovação. Usamos metodologias ativas e PBL (aprendizagem baseada na resolução de problemas) para promover experiências enriquecedoras aos nossos estudantes.
A pesquisa científica é um dos eixos da prática pedagógica do MD. Do 6° ao 9°ano, a iniciação científica é um componente curricular obrigatório; e no Ensino Médio é um dos eixos dos itinerários formativos. Os estudantes realizam processos de pesquisa sobre temas relevantes e apropriam-se das etapas de uma pesquisa, produzindo trabalhos diversos e artigos de divulgação científica que são apresentados na EXPO MD e também em eventos externos nas universidades.
Os estudantes são estimulados a desempenhar o papel de tutor no processo pedagógico para vivenciar liderança assertiva e colaboratividade junto a outros estudantes. Assim, investem significativamente no desenvolvimento da autonomia intelectual e na capacidade de argumentação de uma ideia e ponto de vista, competências importantes para sua formação acadêmica.
Atividades pedagógicas interdisciplinares, explorando obras literárias com o objetivo de ampliar as competências linguísticas do estudante e seu entendimento sobre produção literária, interpretação e leitura de mundo. Os estudantes produzem uma mostra literária expondo suas percepções sobre as obras estudadas através do uso de diferentes linguagens.
Ciclo de debates mediado pela equipe de História do Colégio sobre temas históricos que ampliam o repertório sóciocultural dos estudantes. São sugeridos vários temas e os estudantes, por votação, escolhem o que mais lhes interessa para debater.
Os estudantes MD participam de diversas ações e vivências que estimulam a liderança e o protagonismo juvenil. Tendo como exemplo os projetos sociais, eleições de representantes, campanhas ambientais, jogos interclasses, entre outros.
Momentos exclusivos de acolhimentos, aulões e integração com professores para as turmas de 9º ano, focados na preparação para os estudantes ingressantes no Ensino Médio.
O mundo da ciência é repleto de descobertas e explicações sobre os seres vivos e os fenômenos que nos cercam e nossos estudantes dos 6o e 7o anos experimentam isso na prática. Através das aulas de Science Lab, mergulhamos no universo da ciência com atividades que enriquecem os conhecimentos e a vida prática.
Em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Madre de Deus trabalha as competências socioemocionais para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Falamos sobre sentimentos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Em sintonia com os documentos orientadores, o Colégio Madre de Deus proporciona condições, tempos e espaços para que os estudantes, apoiados pelos professores e por toda equipe escolar, reflitam sobre seus objetivos, aprendam a planejar, a definir metas, a se organizarem para alcançá-las, mobilizando competências cognitivas e socioemocionais com vistas ao seu desenvolvimento integral. Desta forma, trabalhar a inteligência emocional funciona como o articulador do projeto pedagógico da escola ao mesmo tempo em que é um componente curricular (já trabalhado desde 2018).
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